segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O povoamento de Congonhinhas teve início em 1926, quando José Domingues da Costa, José Carlos de Oliveira, Joaquim Luiz de Oliveira, João Canedo da Silva e a Sra. Eugenia Domingues da Costa, visando à formação de um Patrimônio, fizeram doação à Mitra Diocesana, de uma área de nove alqueires de terras no Município de São Jerônimo.
Nesse mesmo ano, os fundadores da povoação mandaram construir uma capela de madeira que teve por padroeira Nossa Senhora Aparecida.
Os primeiros comerciantes a se estabelecerem foram José da Costa e Jorge Fadel.
A denominação de Congonhinhas foi devido à abundância da planta conhecida por esse nome, existente na localidade. É o diminutivo da erva denominada congonha, que, segundo tradição, era ,muito empregada como substituta do mate, principalmente, para o chimarrão dos primitivos habitantes.
Em 1938, foi criado o Distrito Administrativo de Congonhinhas, pertencente ao Município de São Jerônimo. Em 1943, o Município de São Jerônimo teve sua denominação alterada para "Araiporanga".
Em 1945, foi transferida para o Distrito de Congonhinhas a sede do Município de Araiporanga. Em consequência, houve uma inversão de valores pois Congonhinhas que até então era Distrito de Araiporanga, elevou-se a Município e Araiporanga foi rebaixado à condição de Distrito de Congonhinhas.
Formação Administrativa
Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, figura o distrito de Congonhinhas no município de São Jerônimo.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Congonhinhas, por lei estadual n.º 1918, de 23-02-1920, desmembrado de Tomazinha. Instalado em 20-03-1945.
Distrito criado com a denominação de Congonhinhas, pelo decreto-lei estadual n.º 7573, de 20-10-1938, no município de São Jerônimo.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito permanece no município de São Jerônimo.
Pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, retificado pelo decreto-lei n.º 311, de 26-02-1945, transfere a sede do município de São Jerônimo para o distrito de Congonhinhas passando a ter a nova denominação de Congonhinhas e o distrito de São Jerônimo passou a denominar-se Araipiranga.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município já denominado Congonhinhas é constituído de 3 distritos: Congonhinhas, Araiporanga e Curiúva (ex-Caeté).
Pela lei estadual n.º 2, de 10-10-1947, desmembra do município de Congonhinhas os distritos de Araiporanga e Curiúva. Elevado à categoria de município. Sob a mesma lei, é criado o distrito de Tulhas e anexado ao município de Congonhinhas.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Congonhinhas e Tulhas.
Pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembra do município de Congonhinhas o distrito de Nova Fátima (ex-Tulhas). Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual n.º 49, de 21-11-1962, é criado o distrito de São Francisco de Imbaú e anexado ao município de Congonhinhas.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Congonhinhas e São Francisco de Imbaú.
Pela lei estadual n.º 5161, de 21-06-1965, é criado o distrito de Santa Maria do Rio do Peixe e anexado ao município de Congonhinhas.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Congonhinhas, Santa Maria do Rio do Peixe e São Francisco do Imbaú.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Alteração Toponímica Municipal:
São Jerônimo para Congonhinhas alterado, pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, retificado pelo decreto-lei n.º 311, de 26-02-1945.
Gentílico: congonhinhense

15 comentários:

Anônimo disse...

contribuinte valéria da silva freitas,pede oração para seu pai lorival,lurdes,junior,sérgio teixeira e familiares para todos os funcionarios do posto de saude de nova santa bárbara.

Anônimo disse...

Eu rosalinda peço oração para toda a minha família aparecido amaral,Zilda,Maria Aparecida,Ademilton e Ademilton Junior,também quero agradeçer pelas graças recebidas,e pedir para que Deus continue me dando forças e coragem para seguir em frente, peço oração também pela família do senhor missionario Jaime , Esposa e filhos e que Deus o abençoe,
peço oração pelo meu tio jorge que continua enternado e pela minha prima Jane que mora no caratuva ,ela ganhou nenem ontem a noite , Que Deus abençoe ela e sua filhinha, e seu esposo Carlos.

Anônimo disse...

Maria Antonia, agradece a oração feita pelo missionario Jaime e pede oração para todos os pais.

Anônimo disse...

Monica pede oração pela sua filhinha Marisa Eduarda,para Jemerson, para pai josé dionisio,joel, josé,joão,gilberto,weslley,louis,Eliaber,leandro e para todos os pais do mundo inteiro e também para o Edinho.

Anônimo disse...

Susane pede oração para família queiroz e para todos os pais

Anônimo disse...

patrocinadores do programa
supermercado nova santa barbara do tunico e mara.
e tambem
celma e koldy
e deposito taketo

agradecem pelas oraçoes



eles agradecem pelas oraçoes

Anônimo disse...

a mara do mercado de nova santa barbara pede oração . por todos os funcionarios, e tambem para os pintores zezao e james que Deus esteja sempre com eles . e oferece a musica do padre marcelo anjos de Deus.

Anônimo disse...

Frases de Jesus Cristo

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

“Ame a teu próximo como a ti mesmo e não faça aos outros o que não quer que façam contigo.”

“Aqueles que sabem tudo, mas desconhecem a si próprios, são absolutamente carentes.”

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai se não por mim.”

“Aquele que crê em mim nunca estará sozinho.”

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso.”

“O homem bom traz coisas boas do bem que carrega em seu coração, e o homem mau revela coisas malignas da maldade que carrega em seu coração. E, ao abrir seu coração, a boca fala.”

“O reino de Deus está dentro de vós.”

“Para isto eu nasci e vim ao mundo, para dar testemunho da verdade; todo o que está pela verdade, ouve a minha voz.”

“De que vale ao homem conquistar todos os tesouros da terra e perder sua alma?”

“Tudo quanto pedires em meu nome eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado através do Filho. Por isso, repito: Se pedires em meu nome, eu o farei.”

“Acredites, pois aqueles que não o fizerdes, eu vos desacreditarei perante meu Pai. Não me negareis, pois aqueles que o fizerdes, eu vos negarei perante meu Pai. Por fim, não vos julgueis, pois aqueles que assim o fizerdes, eu vos julgarei perante meu Pai.”

“Eu via Satanás, como raio, cair do céu”

“Ponha-te de acordo, sem demora, com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e seja posto no cárcere. Em verdade te digo, que dali não sairás antes de teres pago o último centavo.”


Eliana
Londrina

Anônimo disse...

Entrevista com Deus

Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus.

"Então você gostaria de me entrevistar?" Deus perguntou.

"Se você tiver tempo," eu disse.

Deus sorriu. "Meu tempo é a eternidade; que perguntas você tem em mente para me fazer?"

"O que na humanidade mais surpreende você?...".

Deus respondeu...

"Que eles ficam entediados com a infância - se apressam" em crescer e depois desejam ser crianças novamente.
Que eles perdem sua saúde para ganhar dinheiro e em seguida perdem o dinheiro para recuperar sua saúde.
Que eles pensam ansiosamente sobre o futuro e se esquecem de viver o presente, de tal forma que não vivem nem o presente nem o futuro.
Que "eles vivem suas vidas como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido..."
As mãos de Deus tocaram as minhas, ficamos em silêncio por um momento e então eu perguntei...

"Sendo um pai, quais lições de vida você quer que seus" filhos aprendam?

Deus respondeu com um sorriso:
"Aprendam que eles não podem fazer ninguém os amar.
O que eles podem fazer é se deixarem ser amados.

Aprendam que o que é mais valioso não é o que eles têm em suas vidas, mas quem eles têm em suas vidas.
Aprendam que não é bom compararem-se uns aos outros.
Aprendam que uma pessoa rica não é aquela que tem o máximo, mas sim aquela que precisa do mínimo.
Aprendam que leva apenas uns poucos segundos para abrir feridas profundas na pessoa que se ama, e que pode levar muitos anos para curá-las.
Aprendam a perdoar praticando o perdão.
Aprendam que existem muitas pessoas que as amam encarecidamente, mas simplesmente não sabem como expressar ou mostrar seus sentimentos.
Aprendam que dinheiro pode comprar
tudo exceto..

FELICIDADE!!!!

Aprendam que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa e vê-la de maneira diferente.
Aprendam que nem sempre é suficiente ser perdoado pelos outros, mas que eles devem perdoar a sí mesmos.
E aprendam que eu "estou aqui - sempre."


Eliana
Londrina

Anônimo disse...

rosalina de nova santa barbara pede oraçao para gisele silveira monteiro de sta cecilia do pavao que esta com problema de saude e vai fazer cirirgia na proxima terça feira que deus abençoe ela e sua familia.

Anônimo disse...

rosalina pede oraçao pela saude de lucineia da silva e toda familia

Anônimo disse...

Mara do mercado pede oraçao para sua amiga renata, de Londrina que esta passando por um problema de saude muito serio ,que Deus de forças para renata e sua familia..



Mara pede tambem pela saude da neuzinha e seu filho , que esta prescisando muito de oraçao que Deus abençoe e ilumine.

Anônimo disse...

sou o André Luis de Franca sp,pesso oraçao pr mim e minha esposa Geiza Cristina,sou ouvinte seu de todos os dias e graças a DEUS depois q comecei a orar junto com vcs reatamos nosso casamento.Um abraço

Anônimo disse...

Ola jaime sou andré luis de franca sp,queria pedir oraçao para minha mae maria mercedes e para toda minha familia,q DEUS entre cada dia e dia mais em minha casa,queria tambem pedir q ele cure minha filha Ingrid pois esta com bronquite.Um forte abraços e obrigado.

karla disse...

Sou Bisneta De José Carlos De Oliveira!!!!

Postar um comentário